Blog de ARIANO SUASSUNA


Sempre Um Papo recebe Ariano Suassuna no Grande Teatro

Poeta apresenta aula-espetáculo no Sesc Palladium

 

BELO HORIZONTE (26/11/12)

O Sempre Um Papo traz a BH o projeto Minas-Pernambuco apresentando o romancista, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna para ministrar a aula-espetáculo Raízes Populares da Cultura Brasileira. O evento acontecerá na terça-feira (04/12), às 19h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com transmissão via internet e gravação do programa que irá ao ar para todo o país pela TV Câmara. A entrada é gratuita e todos os livros do autor serão vendidos com 20% de desconto. Os 100 primeiros livros comprados serão autografados pelo autor.

A aula-espetáculo Raízes Populares da Cultura Brasileira é uma apresentação que busca a identidade cultural de nosso povo, com suas matrizes indígena, portuguesa e africana, através da música e dança. Com uma escrita inspirada pelo simbolismo, pelo barroco e pela literatura de cordel, Ariano Suassuna transforma o sertão no palco de questões humanas universais.

O escritor foi o criador do Movimento Armorial, que tem como projeto a apropriação estética de todas as artes populares do Nordeste. Na aula-espetáculo, ele relembrará a infância e juventude vividas no sertão de Cariri, no Ceará. Defensor da cultura nordestina, Ariano tem influência dos sertões na criação de suas narrativas e aponta como grandes obras da literatura nacional os romances Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e Os Sertões, de Euclides da Cunha.

O projeto Minas-Pernambuco já levou a Recife algumas das principais personalidades culturais de Minas, entre elas, a cantora e cronista Fernanda Takai, os escritores Carlos Herculano Lopes, Léo Cunha e Luis Giffoni, o ator Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo e o cineasta Helvécio Ratton. Essa iniciativa é viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

SERVIÇO

Evento: Sempre um Papo com Ariano Suassuna.

Data: 04/12/12.

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

Horário: 20h.

Entrada franca mediante a retirada de senha com duas horas de antecedência.



Escrito por ALEXANDRE NÓBREGA às 12:18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Em Portugal


A peça do mestre Ariano Suassuna A farsa da boa preguiça está sendo encenada no Teatro Dona Maria II, em Lisboa, na Mostra de Teatro do Brasil na programação do Ano do Brasil em Portugal.




Escrito por ALEXANDRE NÓBREGA às 09:52
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 Projeto Quadrante